RS comemora 140 anos da imigração italiana

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Adaptando os costumes e valores trazidos da Itália, os imigrantes que chegaram ao Brasil há 140 anos criaram cultura própria, que os diferencia dos demais habitantes do país. Na serra gaúcha, onde fixou-se boa parte dos imigrantes ainda se fala em um idioma local, o Talian, derivado da língua vêneta. Reconhecido como patrimônio cultural, o dialeto segue até hoje na boca das pessoas que vivem na região.

Nova Milano – 4º distrito de Farroupilha – é o marco zero e o berço da colonização Italiana no Rio Grande do Sul, que completa 140 anos em 2015. Por isso, a localidade foi escolhida pelo Cônsul Geral da Itália no Estado Nicola Occhipinti, para realização do Evento Oficial no Estado. Será em 20 de maio, Dia da Etnia Italiana, instituído pela Lei Nº 11.595.

A programação inclui missa solene celebrada em italiano pelo Bispo Diocesano Don Alessandro Ruffinoni, concelebrada pelo Padre Fábio Piazza, com participação do Coro Tramontina, às 10h; Cerimônia Cívica com os hinos brasileiro e italiano e homenagem às primeiras famílias dos imigrantes Stefano Crippa, Tomazo Radaelli e Luigi Sperafico que chegaram em solo brasileiro em 1875, às 11h; e almoço festivo no salão da comunidade, às 12h30. A presença do embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombeta está confirmada.

Conforme Occhipinti, para conceder caráter institucional à comemoração, foi desenvolvido o Selo Oficial dos 140 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Nele, as cores da Itália e do Brasil, unidas em um único elemento, simbolizam a integração dos dois povos – com os imigrantes chegando e sendo acolhidos na nova terra, tornando-se brasileiros, mas sem nunca perderem suas raízes, que permanecem atreladas às suas origens até hoje. O laço projeta-se para o alto, em referência ao futuro que se abriu na época e que vem sendo construído dia a dia pelos ítalo-brasileiros.

A promoção é do Consulado da Itália em Porto Alegre, juntamente com a Prefeitura Municipal de Farroupilha, Círculo Cultural Ítalo Brasileiro de Farroupilha e Circulo Cultural Italiano de Caxias do Sul.

Fontes: Correio do povo e
imprensa@farroupilha.rs.gov.br

Texto: Renata Parisotto

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Postagem: Jaciano Eccher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?Comente aqui e se possível inscreva-se.

Topo